.

Guidha Cappelo é portuguesa, nascida em Angola,


de onde fugiu para escapar da guerra.


Na Bahia, encontrou na arte o meio de expurgar


de sua alma o sofrimento do seu povo,


desenvolvendo nos trabalhos sua mensagem de paz,


ora em reciclagem, ora em mandalas.


Matilde Matos – Crítica de Arte

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PRIMEIRA MANDALA DE 2010

Nada melhor pra começar o ano de 2010
que trabalhar com a energia de Lord Ganesha. (*)
Senhor da Sabedoria,
da Prosperidade e Removedor dos Obstáculos
tanto na vida material quanto espiritual.

?ui=2&view=att&th=1266b422343818a7&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_1266b422343818a7&zw

No lado Divino da mandala, representando a energia “removedora de obstáculos”, coloquei no centro (bindú), um céu de tempestade sendo limpo pela luz da imagem de Ganesha.

À sua volta 16 pétalas na cor Amarela representando a sabedoria e por ter, o amarelo, uma vibração que acalma e pacifica, traz luz para a solução dos problemas, traz intuição e alegria, cura energética e poder.
Depois mais 16 pétalas na cor Laranja com uma vibração muito forte, pois traz as vibrações do vermelho e do amarelo. Traz ainda sucesso, agilidade mental, também atrai sorte e prosperidade.

Na última esfera e fechando a mandala a cor Vermelha com sua forte vibração, quente, ativa, estimulante e energizante. Reflete energias bastante poderosas e geradoras de vida, energia física, da matéria, do trabalho, do dinheiro estimula os idéias, coragem, liderança, paixão.
Nesta faixa coloquei o nome de GANESHA em braile.
O Dourado representa a energia da boa fortuna de Ganesha.
No lado profano da mandala, a parte fora do círculo está o Branco trazendo Paz, transmutando as energias negativas e estimulando a realização dos sonhos e o Violeta, trazendo vibrações poderosas de espiritualidade, limpando, energizando e fechando as saídas de energia.
?ui=2&view=att&th=1265dce452331142&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_1265dce452331142&zw
Escolhi a energia do número 16, múltiplo de 8, para firmar bem o equilíbrio cósmico, o infinito. O 8 é o número perfeito das leis que regem o Universo. O equilíbrio entre o espírito e a matéria.
Está também associado às oito virtudes: honestidade, compaixão, valor, auto-sacrifício, honra, fé e humildade.





A Técnica é Assemblagem, as telas medem 70 x 70cm e o título desta mandala é "REMOVENDO OBSTÁCULOS."
Se quiser conhecer outras mandalas, visite o site da exposição:
blogspot.com/
Enquanto não chega outra inspiração...
QUE ESTE SEJA UMA ANO BOM!

Com a estrada se abrindo à nossa frente,

o vento soprando levemente nas nossas costas,

com o sol brilhando morno e suave em nossa face,

e a chuva caindo de mansinho em nossos campos.

E até que nos encontremos de novo
que Deus nos guarde suavemente
na palma de Suas mãos.
(parafraseando uma oração irlandeza)

(*)
Há muitas histórias da mitologia dos Hindus que contam como Ganesha obteve a cabeça de elefante; isso deu origem a muitas historietas de como isso aconteceu. E muitas destas histórias revelam as origens da enorme popularidade do culto a Ganesha.
A mais conhecida das histórias de Ganesha é, provavelmente, a que está no Shiva Purana. Certa feita, quando Sua mãe Parvati, nenhum dos seus servos estava disponível para cuidar da Sua casa. Então Ela criou uma imagem de um lindo menino, feita com pasta de pó de Tumerique (este pó Ela havia preparado para clarear Seu corpo, pos tem propriedade anticépticas e refrescantes); desta forma, Ela deu vida a imagem, surgindo Ganesha. Parvati ordenou que Ganesha ficasse na porta, e não permitisse ninguém entrar na casa. Obedientemente Ganesha seguiu a ordem de Sua mãe. Quando o Senhor Shiva voltava para Sua casa, Ele tentou entrar, sendo impedido por Ganesha. Shiva ficou enfurecido com a atitude do garoto, que se atreveu a impedi-lO. Ele disse para Ganesha que era o marido de Parvati, e pediu que Ganesha O deixasse entrar. Mas Ganesha havia escutado de Sua mãe que não deixasse entrar ninguém. Shiva perdeu a Sua paciência e lutou com Ganesha, sendo que a Sua cabeça foi cortada pelo Trishula de Shiva. Quando Parvati veio para fora, e viu Seu filho sem vida, Ela ficou muito furiosa e triste. Ela ordenou que Shiva restaurasse a vida do menino novamente.
Desafortunadamente, o poder do Trishula de Shiva arremessou a cabeça para muito longe. Todas as tentativas para encontrar a cabeça foram em vão. Num último recurso, Shiva foi até o Senhor Brahma que sugeriu para Shiva para que colocasse no menino a primeira cabeça que encontrasse no Seu caminho a qual estivesse olhando o norte ao dormir. Shiva, então, enviou Seus soldados celestiais Gana para encontrar e pegar a cabeça de qualquer criatura que eles tivessem a felicidade de achar e que estivesse com dormindo com a cabeça para o norte. Eles encontraram um elefante dormindo daquele modo, depois de terem cortado a cabeça do elefante, foi então colocada no corpo de Ganesha, trazendo-O novamente a vida. Daí por diante ele foi chamado de Ganapati, ou o chefe dos soldados celestes, e desde então é adorado por qualquer que seja antes de iniciar quaisquer atividades.
(Pesquisa feita em livros e internet por Guidha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário